De Povos Indígenas no Brasil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

CNBB pede adiamento de reunião até que impasse entre governo e mundurukus seja resolvido

11/06/2013

Autor: Alex Rodrigues

Fonte: Agência Brasil - http://agenciabrasil.ebc.com.br/



Brasília - A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pediu o adiamento da reunião marcada para hoje (11) com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. O encontro serviria para discutir a continuidade das demarcações de terras indígenas em todo o país e possíveis soluções para o conflito envolvendo índios contrários à construção de empreendimentos hidrelétricos na Amazônia, entre eles os mundurukus.

A previsão é que um novo encontro seja marcado, em data ainda a definir. Segundo o secretário-executivo do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Cleber Buzatto, que participaria da reunião, não há clima para a conversa enquanto os índios mundurukus ocupam a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai). O Cimi é um órgão vinculado à CNBB.

"É insustentável o Cimi se reunir com o governo federal em um momento em que seus representantes viram as costas para os povos indígenas", disse Buzzato à Agência Brasil, se referindo à interrupção de processos demarcatórios de terras indígenas no Paraná e no Rio Grande do Sul. Ele também critica a "intransigência" do governo que, segundo o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, não vai interromper as obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, como querem as comunidades indígenas da Amazônia.

De acordo com a assessoria da Casa Civil, o encontro vinha sendo acertado desde a terça-feira (4) passada, quando a ministra se reuniu com o secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, que defendeu o papel da Fundação Nacional do Índio (Funai). "Esperamos que a Funai não se esvazie em sua função e que as demarcações continuem", declarou Steiner. A reunião foi confirmada ontem (10) à noite.

Segundo a assessoria da Casa Civil, o representante da CNBB não entrou em detalhes sobre os motivos para pedir o cancelamento do encontro.



http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-06-11/cnbb-pede-adiamento-de-reuniao-ate-que-impasse-entre-governo-e-mundurukus-seja-resolvido
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.