De Povos Indígenas no Brasil

Habitações

Panará

Foto: André Villas-Bôas, 1999.
Foto: André Villas-Bôas, 1999.


Os Panará, como a grande maioria dos povos da família lingüística Jê, vivem em aldeias circulares na divisa dos estados de Mato Grosso e Pará. As residências encontram-se situadas na periferia do círculo. No centro, espaço para atividades políticas e rituais, localiza-se a Casa dos Homens.

Krahô

Foto: Vincent Carelli, 1983.
Foto: Vincent Carelli, 1983.


As aldeias dos Krahô (TO), povo da família lingüística Jê, seguem o ideal timbira de disposição das casas ao longo de uma larga via circular, cada qual ligada por um caminho radial ao pátio central.

Gavião Parkatejê

Foto: Arquivo ISA,1984. 
Foto: Arquivo ISA,1984.


Os Gavião Parkatêjê (PA) são falantes do Timbira oriental (família Jê). Esta é uma de suas aldeias, a Kaikotore. Composta por 33 casas de alvenaria dispostas em círculo, possui cerca de 200 metros de diâmetro. Há um largo caminho ao redor, em frente às casas, e vários caminhos radiais que conduzem ao pátio central, onde se desenvolvem todas as atividades cerimoniais.

Marubo

Foto: Delvair Montager, 1978.
Foto: Delvair Montager, 1978.


Entre os Marubo, grupo da família lingüística Pano que habita o Vale do Javari (AM), a única construção habitada é a casa alongada, coberta de palha e de jarina da cumeeira ao chão, que se localiza no centro da aldeia. As construções que ficam ao redor, erguidas por pilotis, servem mais como depósitos e são de propriedade individual.

Enawenê-Nawê

Foto: Ana Lange, 1979.
Foto: Ana Lange, 1979.


Os Gavião Parkatêjê (MT), grupo da família lingüística Aruaque, vivem em aldeias formadas por grandes casas retangulares e uma casa circular, localizada mais ou menos no centro, onde ficam guardadas as suas flautas. No pátio central, são realizados diversos rituais e jogos.

Yanomami

Foto: René Fuerst
Foto: René Fuerst


Os Yanomami orientais e ocidentais costumam viver em uma casa agregando várias famílias, a maloca Toototobi (AM). Lá reúnem-se todos os membros da aldeia, sendo considerada como entidade política e econômica autônoma.

Foto: René Fuerst, 1961.
Foto: René Fuerst, 1961.


Aqui, uma habitação coletiva Yanomami vista de seu interior.

Etnias do Rio Negro

Foto: Beto Ricardo, 1993.
Foto: Beto Ricardo, 1993.


A maloca-museu São João, no rio Tiquié (AM), é um exemplo de como os chamados "índios da floresta", falantes de línguas das famílias Aruak e Tukano, da região da bacia do alto rio Negro, costumavam viver. Não é uma simples moradia comunitária, mas, também, um espaço fundamental para a realização de cerimônias, a trajetória primordial dos antepassados míticos.

Palikur

Foto: Vincent Carelli, 1982.
Foto: Vincent Carelli, 1982.


Os Palikur (AP) também são falantes de uma língua da família Aruak. Suas aldeias são construídas voltadas para o rio. A maior delas, Kumenê, tem suas casas dispostas em duas ruas paralelas.